sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Aguardo"


Ontem, dia 24 de abril, no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes, foi lançado o livro Aguardo, primeiro romance de Gregory Haertel, autor de peças como "A Parte Doente" e "Volúpia" (ambas encenadas pela Cia. Carona) e "Sujos" (encenada pelo Grupo K).

Bem, não sou nenhum senhor das letras para redigir aqui um texto criticando ou elogiando a escrita, o lirismo ou qualquer outro detalhe. Estou aqui para dar minha opinião a respeito do livro que já li e reli. Ele retrata as memórias de personagens que vivem em uma cidadezinha chamada Aguardo, a qual, naquele momento, passa por uma terrível enchente. O livro se forma através de mundos particulares criados pelos seus personagens: dez pessoas, dez mundos, dez diferentes visões. São nesses pequenos universos que os personagens expõem seus medos, suas dúvidas, suas alegrias e suas desilusões. Sou feliz em comparar Aguardo a um novelo de lã, onde histórias se cruzam, onde vidas começam e terminam. Passei por transformações em cada mundo que visitei durante a leitura, e me identifiquei com alguns personagens. Afinal, qualquer semelhança com a cidade Aguardo ou com algum(ns) personagem(ns) é mera coincidência. É em Aguardo, que as pessoas mostram do que somos feitos, é ali na esquina da rua principal que nos encontramos e nos transformamos em Glacis, Matias, Adrianas... É ali que realmente mostramos quem somos.

Jorge Gumz

Um comentário:

Anônimo disse...

Comecei a ler o livro ontem e vc acabou de aguçar ainda mais minha curiosidade, parabens a voces dois pela iniciativa do Blog!
Vida longa!

Nane.